segunda-feira, 21 de setembro de 2009

Passeios com meu avô.

Quando comecei meu curso de pintura realista, deveria escolher uma imagem para retratar. Logo veio a dúvida: que pedacinho de mundo escolher? Após pesquisas, considerações e uma pitada de drama, escolhi uma foto de meu avô Bruno. Várias foram as motivações: apesar de não o ter conhecido, tenho imenso afeto por ele, a foto é muito bonita e expressa, a meu ver, uma personalidade forte e marcante. Seu olhar é doce sem deixar de ser incisivo.
Escolhida a foto, dei início ao trabalho. Várias foram nossas viagens: ônibus, metrôs, caminhadas... E a cada semana, meu avô foi, na ponta do pincel, aparecendo para mim. Eu que nunca o conheci pessoalmente, tomei consciência das suas linhas, suas formas, seu caráter, sua alegria.
Mesmo durante nossos apertos nos ônibus e metrôs lotados, lá estava ele, já nas primeiras luzes e sombras, de sorriso aberto. Certamente éramos uma dupla que chamava atenção, atravessando a av. Paulista. Quando já estávamos no caminho de volta, eu já um pouco mal humorada e cansada, era só olhar para ele e não dava outra: ainda de sorriso aberto. Imediatamente pensava: quando iria imaginar eu aqui com o meu avô? Pela expressão de muitas pessoas ao nosso redor, também maltratadas pelo ritmo da cidade grande, tenho certeza de que o seu sorriso as tocou também. Também tenho certeza de que ele adorou conhecer a cidade.
Nunca mais esqueço essas tardes com meu avô...

11 comentários:

  1. Oi Fer!!
    Vai ser um prazer acompanhar seus sonhos, seus escritos e pinturas por aqui! Por falar nisso, quanto tempo, menina... Deu vontade de ver mais pinturas, e de saber mais de ti!

    Quando quiser pipocar, também tenho um Blog, do meu trabalho artesanal (xi! quem diria que é isso que me faz feliz, não é? - hehehe)...
    A vida é assim mesmo, vive aprontando com a gente!
    beijos grandes!
    Lu.

    ResponderExcluir
  2. Oi Fezoca! Como ficou legal, seus comentários mega fofos quando se refere ao seu avô, ficou bárbaro... Pode deixar que acompanharei e darei minhas opiniôes, como sempre.

    Beijão e parabéns

    ResponderExcluir
  3. Fer!
    Parabéns pela iniciativa!
    Parabéns pelo trabalho!
    Acompanharei real e virtualmente!
    Adoro seu realismo super "sentimental-emocional".
    Beijos.
    Taís.

    ResponderExcluir
  4. Eu conheci seu avô. E até cheguei a passar algumas ( poucas tarde , infelizmente ) com ele.Posso lhe dizer com certeza de que ele era isso e muito mais.Adorava seu "R" a la francesa, tipico de Piacenza. Como tambem gostava muito de seu olhar entre meigo e encabulado, mas ao mesmo tempo firme e protetor. Era silencioso quando precisa e muito brincalhão na maioria das vezes.
    Em reuniões onde participava com outras pessoas que conheci tambem nao se distinguia o que falavam , pois todos falavam , riam, falava riam ate se cansarem.
    Ele ate tentou me ensinar a valsa, coisa que fazia magistralmente. Fiquei feliz dele estar em você. Muito feliz mesmo, Fernanda. Hoje , com certeza, contam historias juntos: ele e a pessoa que te disse que ele tambem conheceu: meu pai. Devem estar jogando "scopa" e olhando para o por nós.
    Parabens pelo seu talento, pela sua sensibilidade e , na data de hoje, pelo seu aniversario.
    marisa

    ResponderExcluir
  5. Nanda ,
    Parabéns pelo niver , muita saúde , felicidades e realizações .
    Adorei esta iniciativa do blog , sou sua fã ! Com certeza acompanharei vc por aqui também ;
    me emocionei muito em acompanhar vc pintando o vô Bruno e agora podendo saber um pouquinho de seu sentimento em fazer isso .
    Olhar doce e personalidade forte , são caracteristicas que com certeza vc herdou dele .
    TE AMO

    ResponderExcluir
  6. Oi Fer... seu Blog é uma obra de arte, também não podia ser diferente né!!!

    Você é uma pessoa incrível... é um prazer te conhecer...

    Muita música, muito sonho, muita arte para todos nós!

    Beijos Kalil

    ResponderExcluir
  7. OI Fer,
    Adorei o blog, as pinturas são lindas e saber sua relação com elas as fazem ainda mais especiais...
    É um dom poder enxergar em cada ser humano uma obra de arte e poder revelar sua beleza através de pincéis!
    beijos
    Simone/cantovivo

    ResponderExcluir
  8. Fer do céu!!!! Não sei se lembra de mim, mas tenho certeza que se eu falar 3 singelas palavras certamente lembrará... HOMEM DO PÃOZINHO!!! HAHAHAHAHA
    Lembrou? Eu tenho um de suas obras.... o homem do pãozinho.... e guardo até hoje. Hoje a minha filha Isabela adora e vive pegando na mão....
    Beijos e mto sucesso querida!
    Saudades

    ResponderExcluir
  9. Nossa Fer fiquei boba ... rsrs, que lindo relato vc com seu avô ! Que bom ter fácil assim a expressão dos fatos !!!

    Parabéns pelas obras e pelas técnica !

    gde bjo Fer,

    Kelly - Canto Vivo

    ResponderExcluir
  10. Bravo Fer!
    Já favoritei o seu blog para acompanhar você também via internet.
    Beijo,
    Lígia

    ResponderExcluir
  11. olá, fui sua aluna na Domus há um ano atrás, nao sei se vc se lembra de mim, mas de qualquer forma, gostaria de parabenizá-la pelas suas obras. A delicadesa e sutilidade de como os sentimentos foram retratados na pintura de seu avô me comoveram. Parabens mais uma vez.

    Júlia

    ResponderExcluir